Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the woocommerce domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/m2farma/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordfence domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/m2farma/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/m2farma/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/m2farma/wp-includes/functions.php on line 6114
Fluxo de clientes nas farmácias sobe 25% em abril - M2farma

Fluxo de clientes nas farmácias sobe 25% em abril

O movimento de clientes nas farmácias teve alta de 25% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O resultado caminha na contramão do varejo em geral, que registrou queda no fluxo pelo segundo mês consecutivo, com recuo de 8%.

Os índices são resultados de uma pesquisa da HiPartners a partir dos dados fornecidos pelas plataformas FX Data Intelligence, F360° e Harmo. Os dados são chancelados pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e pela 4Intelligence.

O segmento “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” contabilizou aumento em todos os indicadores no mesmo período. Além de receber mais clientes, apresentou incremento de 15% no volume de cupons de vendas emitidos e 22% em faturamento.

Embora com ligeira queda no fluxo de pessoas nas lojas físicas no mês de abril, o volume de vendas de todas as atividades varejistas cresceu, assim como o tíquete médio.

“O aumento da digitalização e da omnicanalidade, com a experiência de compra unificada, já sinaliza um indício dessa tendência, a se confirmar: menos fluxo nas lojas porém com aumento de vendas”, contextualiza Ricardo Fioravanti CEO da FX Data Intelligence.

Clientes nas farmácias movimentam mercado de MIPs

O fluxo de clientes nas farmácias contribui para impulsionar o mercado de medicamentos isentos de prescrição (MIPs), com venda fora do balcão. A receita dessa categoria cresceu 25% em 2022 na comparação com o ano anterior, totalizando R$ 27,6 bilhões.

É o terceiro ano consecutivo de recorde no faturamento dessa classe de medicamentos, que acompanha o processo de amadurecimento do consumidor com foco no autocuidado.

Os medicamentos isentos de prescrição respondem por 15% do volume de negócios, resultante das 1,42 bilhão de unidades comercializadas no período.

“O brasileiro incorporou o consumo desses produtos à sua rotina, estimulado pelo fortalecimento das farmácias como hubs de atenção primária e pela ascensão do e-commerce, cujas transações já somam R$ 2,7 bilhões”, observa Renan Oliveira, gerente da área de Consumer Market Insights da IQVIA.

Fonte: Panorama Farmacêutico